Notícias

Evite erros de iniciantes e saiba como escolher o terreno ideal para sua casa de campo

Postada em 06/08/2019 às 11:35:12
Evite erros de iniciantes e saiba como escolher o terreno ideal para sua casa de campo

Escolher o terreno ideal para sua casa de campo é o primeiro passo para realizar o sonho de finalmente ter um espaço só seu em meio à natureza. Curtir a tranquilidade, fugir da cidade nos fins de semana e oferecer aos seus filhos um lugar amplo para que eles possam brincar são alguns dos motivos que fazem as pessoas desejarem tanto uma chácara ou um sítio no campo.
Para te ajudar nesse processo tão importante para você e para a sua família, hoje trouxemos dicas sobre como escolher o terreno ideal - assim, evita-se dores de cabeça e erros comuns dos principiantes no assunto. Confira abaixo!

Dicas para que você possa escolher o terreno ideal da sua casa de campo!

Erros de principiantes são comuns para quem não sabe muito como escolher o terreno ideal, seja ele para a casa de campo ou até mesmo na cidade.
Isso acontece muito porque as pessoas têm pouca informação e nem sempre procuram corretores especializados para ajudarem no processo.
Por isso, nossa primeira dica é: peça ajuda de um corretor que saiba o que está fazendo. Além disso, saiba o que cobrar dele seguindo as dicas abaixo:

1- Tenha cuidado com a documentação do terreno

Whatsapp Image 2019 07 29 At 194449

Antes de qualquer outra coisa, o seu terreno deve estar com a documentação em dia. Esse é o primeiro e mais importante passo para que você não tenha nenhum transtorno no futuro. Veja o que é preciso ser cobrado do corretor:

  • Certidão de Propriedade: Você exigi-la para saber se a propriedade está em ordem.
  • Ações contra o proprietário: Verifique se existe algum tipo de ação contra o proprietário do terreno, em caso de compra com Pessoa Física.
  • Certidão Negativa de Débitos: A CND, Certidão Negativa de Débitos deve estar em dia, caso você compre o terreno com uma Pessoa Jurídica.
  • Carnê do IPTU: Peça para visualizar o carnê do IPTU para checar informações como metragem e valor venal.
  • Certidão Negativa de Débitos Municipais: Ela irá esclarecer dúvidas sobre possíveis inadimplências na cidade.
  • Licença do Incra: Para terrenos acima de 10 mil metros, é preciso haver licença do Incra. Exija-a!

Após todas essas checagens, já é possível passar para a segunda dica!

2- Saiba o tamanho do seu terreno ideal

Imagem 16 Projeto De Casa De Campo Com Preco Especial

Falar em tamanho pode ser bastante relativo, especialmente porque cada pessoa tem uma visão diferente do que é ideal quando pensamos em casas de campo. Mas, algumas coisas são importantes ter em mente:

  • Lei de Uso e Ocupação do Solo da Cidade:

A lei que nos referimos é bastante importante porque ela irá determinar o recuo obrigatório na lateral do seu terreno, o que pode mudar muito o projeto de construção. Por exemplo, alguns condomínios exigem uma média de até 3 metros nas laterais e um recuo de até 5 metros na frente e nos fundos.
Analisando essas metragens, você tem que imaginar o que espera para sua chácara no que diz respeito ao tamanho da casa e outros detalhes que vamos citar abaixo.

  • O que você espera da sua casa de campo:

O seu perfil irá determinar muita coisa quando for construir sua casa de campo. Afinal, o que você espera dela? Imaginou um grande pomar, um jardim enorme nos fundos, piscina, campo de futebol? Para isso, um terreno de 500 metros não vai ajudar muito, certo?
Agora, se você não espera nada disso e quer apenas um quintal grande, com espaço para aproveitar o ar livre e uma casa bem ampla, 500 metros são mais do que suficientes.
Pense no que você deseja, o que sonha e escolha o terreno baseando-se nessa premissa. A dica é: pense no projeto primeiro e escolha o terreno que mais se encaixa nele.

  • Saiba o que as metragens significam:

Outra dica muito importante é que você comece a entender as metragens. Quando visitamos um terreno vazio, 1000 metros pode parecer pequeno, já que não temos muita noção de espaço quando não há uma construção presente.
Então, entenda mais sobre as metragens e saiba o que cabe em cada terreno. Por exemplo: um terreno de 1000 metros pode ser muito bom para uma casa de campo, porém, se ele for estreito, o resultado acaba sendo insatisfatório. A dica é que você fuja de metragens cuja largura é menor do que 13 metros - ou até mesmo 15 metros.
Uma medida comum e que funciona é: 1.000m², entre 20 de frente e 50 metros de
comprimento.

3- Escolha bem a localização do seu terreno

Localizacao

Outra dica muito importante é você se atentar à localização do seu terreno. Ele está em uma cidade facilmente acessível ou você terá que viajar por horas para chegar? O bairro é bem estruturado, com ruas asfaltadas ou será feito um rali a cada visita?
Aliás, é importante que você, mais uma vez, pense no seu perfil. Você gosta de se manter afastado da cidade ou quer algo mais perto para curtir o campo sem grandes aventuras?
Pense nisso tudo e também em outros detalhes:

Seus vizinhos: Que tal conhecer os vizinhos do condomínio ou do terreno antes de comprá-lo? Às vezes, a vizinhança é barulhenta demais para quem quer sossego, por exemplo. Tente ao máximo estar em um lugar que se faça feliz!

  • Estrutura: Você quer estar em um condomínio ou prefere uma chácara isolada? Se a resposta for condomínio, cheque a estrutura do local, a segurança e o que você faz questão de ter para garantir tudo para realizar o seu sonho.
  • Posição do terreno no condomínio: Além de todas as dicas, fique sempre de olho na posição do terreno no condomínio. Gosta de sossego? Evite locais como ficar perto de áreas de lazer ou mesmo perto da portaria, onde há um entra e sai de veículos.

 

Capa 3d Livro A Casa De Campo Ebook E Book

 

Gostou das nossas dicas de hoje? Gostaria de ficar expert no assunto? Neste livro, falamos também sobre topografia, tipo de solo, terrenos com nascentes detalhes como cuidados ambientais e muito mais.

Vale a pena descobrir clique aqui

 

 

 

Compartilhar:

Outras notícias

Newsletter

» Cadastre seu e-mail e receba novidades exclusivas.

WhatsApp On Line