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Os melhores caminhões para rodar na estrada

Postada em 02/05/2022 às 00:29:42
Os melhores caminhões para rodar na estrada

O mercado nacional de veículos para transportadoras e caminhoneiros conta com uma grande gama de opções. Na hora de comprar o seu primeiro caminhão ou fazer a renovação da frota, muitas pessoas ficam confusas. Como saber quais são os melhores caminhões a venda no Brasil atualmente?

Scania R 450

O Scania R 450 foi o segundo modelo de caminhão pesado mais vendido no Brasil em 2019. Ele compensa o preço elevado com uma versão de tração 6×4, baixo consumo de combustível e uma cabine mais aerodinâmica. Com um sistema de injeção de combustível mais eficiente, ele garante menos poluição para o meio ambiente.

O motor DC13 conta com 13 litros e 6 cilindros montados em linha. Juntos, eles entregam 450 cv de potência a 1.900 rpm. O torque é de 240 mkgf entre 1.000 rpm e 1.300 rpm.

O câmbio é um dos destaques desse veículo. Ele conta com 12 marchas e um sistema de freio de eixo que reduz em 0,4 segundo cada troca de marcha, ampliando o consumo de combustível. Além da versão para operação em bitrem, esse modelo pode ser adquirido com cabines nas configurações 4×2 e 6×2.

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Volvo FH 540

O Volvo FH 540 é um dos principais caminhões do mercado brasileiro. Além de conforto, ele conta com as opções de segurança de uma das marcas que mais se destacam nessa área em toda a indústria automobilística. Ao mesmo tempo, esse modelo tem recursos para reduzir o consumo de combustíveis e, assim, garantir boa economia na estrada.

Por meio do Driver Coaching, o motorista pode avaliar sua performance no término de cada viagem, para encontrar pontos que possam ser otimizados em rotas futuras. O i-See utiliza sensores para garantir que o motorista sempre use o veículo da maneira mais adequada para cada rota.

O FH 540 conta com um motor D13 de 12,8 litros com 6 cilindros em linha. Sua potência máxima é de 540 cv, que são entregues entre 1.450 rpm e 1.900 rpm. Com o apoio de um câmbio automatizado de 12 marchas, o modelo da Volvo também entrega 265 mkgf de torque entre 1.050 rpm e 1.450 rpm.

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Volvo FH 460

Para quem pretende trabalhar com bitrem ou bitrenzão, o Volvo FH 460 é uma ótima escolha. Ele conta com os mesmos recursos do seu irmão maior, o Volvo FH 540, mas entrega menor potência. Assim, o motorista pode lidar melhor com situações mais complexas.

O motor de 6 cilindros em linha do FH 460 entrega 460 cv entre 1.400 rpm e 1.900 rpm. O seu torque máximo é de 235 mkgf entre 1.000 rpm e 1.400 rpm. Para apoiar a direção, há um câmbio de 12 marchas automatizado.

Esse modelo é fornecido em configurações para a operação em bitrem de 7 e 9 eixos. A Volvo faz a oferta do modelo em opções como a 4×2, a 6×2, a 8×2 e a 8×4.

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Mercedes-Benz Actros 2651

O Mercedes-Benz Actros 2651 é um dos caminhões traçados mais vendidos pela marca no Brasil. Essa é uma ótima opção para quem busca um veículo conhecido do mercado, que seja confiável e tenha manutenção fácil.

Esse modelo conta com um motor OM-460 LA de 13 litros, capaz de entregar 510 cv a 1.800 rpm. O toque máximo é de 244,7 mkgf a 1.100 rpm. O câmbio, que é automatizado, conta com 12 marchas.

O modelo da fabricante alemã conta com sistemas para a economia de combustível e melhor aproveitamento dos recursos do motor. Um deles, por exemplo, ajusta a pressão do turbo conforme a carga de trabalho. Isso garante a melhor entrega de potência possível de maneira contínua e um baixo consumo de combustível.

Na área da segurança, esse caminhão conta com assistente ativo de frenagem, orientação de faixa de rolamento e sensores para controlar a proximidade do motorista diante de outros veículos. Tudo isso reduz as chances de acidentes em viagens longas ou em locais movimentados.

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DAF XF 105 510

O DAF XF 105 510 é um modelo com boas taxas de vendas, itens de conforto generosos e boas opções de personalização. Para quem procura um veículo que seja capaz de se adaptar a demandas específicas, essa pode ser uma ótima alternativa.

O motorista que compra um DAF XF 105 510 pode personalizar o painel de instrumentos conforme suas demandas. Entre os itens que podem fazer parte da configuração, há o banco com suspensão pneumática, ar-condicionado, preparação para climatizador e ajuste elétrico dos retrovisores bipartidos. Além disso, há suporte a controle automático de temperatura e desembaçador térmico.

Esse modelo é movido por um motor Paccar MX 13, que entrega 510 cv entre 1.500 rpm e 1.900 rpm. Os 6 cilindros de 13 litros alinhados em linha também geram um torque de 255 mkgf entre 1.050 rpm e 1.414 rpm. Para apoio, há um câmbio automatizado de 12 velocidades.

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Scania R 500

Para finalizar a nossa lista, há o Scania R500. Esse caminhão para uso em rotinas pesadas é um dos mais vendidos na configuração 6×4. Ele é muito utilizado por motoristas que fazem rotas com bitrem de 7 eixos (como o bitrenzão) e rodotrem de 9 eixos.

O R500 conta com um motor DC13 de 13 litros e 6 cilindros montados em linha. A potência máxima é de 500 cv, a 1.900 rpm, enquanto o torque atinge 275 mkgf entre 1.000 rpm e 1.300 rpm. Tudo isso é acompanhado de um câmbio automatizado de 14 marchas, sendo duas delas reduzidas.

A compra de um caminhão não é um processo simples, por isso, os motoristas devem sempre estar atento a fatores que podem apontar a hora de trocar o veículo. Entre os principais motivos estão a idade do caminhão, novas demandas de trabalho e a abertura financeira para adquirir uma opção mais modera e robusta.

Em todos os casos, a busca por um veículo novo deve sempre se orientar pelos melhores caminhões disponíveis no mercado. Isso reduz riscos de prejuízos e dá mais segurança na hora de fechar a compra, afinal, você escolherá uma alternativa que já passou pelo teste do mercado.

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