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10 caminhões que podem ser dirigidos com ‘carteira B’

Postada em 28/04/2022 às 01:24:56
10 caminhões que podem ser dirigidos com ‘carteira B’

 

No Brasil, um motorista com carteira de motorista (CNH) categoria B pode dirigir veículos de carga cujo peso bruto total (PBT) não seja superior a 3.500 kg (3.5 toneladas).

Diante deste fato, mais as restrições a veículos de cargas em grandes centros urbanos como por exemplo São Paulo ou Belo Horizonte, as montadoras viram uma oportunidade e criaram modelos especificamente para esse fim: assim nasceu o VUC (Veículo Urbano de Carga), que atende não só a questão de limite de peso mas também como os limites de altura, largura e comprimento que são empregados em muitas cidades.

Outra vantagem desses modelos, é que tecnicamente eles são equiparados a carros, com isso por exemplo em uma praça de pedágio você paga o valor de um automóvel e não o valor por eixo como é cobrado dos demais caminhões.

Apenas fique atento que para trabalhar com um caminhão com categoria B é necessário que em sua CNH conste a observação EAR (Exerce Atividade Remunerada). Para isso, é necessário realizar exame psicológico no Detran e pagar as taxas, que podem variar de valor dependendo do estado.

Vamos aos 10 caminhões que podem ser dirigidos com carteira "B"

1. Volkswagen Delivery Express

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Apresentado ao mercado em 2017, a nova versão do Delivery focou em ser um caminhão VUC com interior de carro, sendo ideal para o dia-a-dia nos grandes centros urbanos.

A receita deu certo e o Delivery se tornou um caminhão esperto, com bom conjunto mecânico é com uma dirigibilidade semelhante a um carro.

Uma curiosidade: o Delivery também foi o primeiro caminhão a anunciar a nova "frente única" dos próximos modelos da Volks no Brasil - o modelo mais recente a adotar esse conceito foi pesado/extrapesado Meteor.

Ficha Técnica VW Delivery Express
Motor: Cummins ISF 2.8L
Potência: 150 cv @3.500 rpm
Torque: 360 Nm entre 1.500 a 2.800 rpm
Transmissão: Eaton ESO Manual
Peso Bruto Total (PBT) Homologado: 3.500 kg

2. Hyundai HR

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Com nome simples e fácil, o HR, modelo que basicamente estreou o segmento de VUC, conta com a maior capacidade de carga do segmento, chegando a 1.800 kg (dependendo do peso do implemento a ser utilizado).

O modelo tem a seu favor o pós-venda do grupo Caoa, além do valor mais acessível. Há também uma generosa lista de itens de série como farol de neblina por exemplo.

Ficha Técnica Hyundai HR

Motor: 2.5 A2 Diesel (D4CB)
Potência: 130 cv a 3.800 rpm
Torque: 254 Nm entre 1.500 e 3.500 rpm
Transmissão: Manual de 6 velocidades
Peso Bruto Total (PBT) Homologado: 3.400 Kg

3. Iveco Daily City (30-130)

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A linha Daily City, que fez sua estreia no mercado em 2017 e recebeu uma geração totalmente nova neste ano, mira o segmento de e-commerce, que tem como características entregas em diversos pontos e geralmente cargas mais leves.

Dentre os modelos citados, a nova Iveco Daily segue mais no padrão atual de "luxo", incluindo volante de base reta, central multimídia e conexão bluetooth com o sistema.

Ficha Técnica do Iveco Daily City (30-130)

Motor: FPT Industrial F1A WG
Potência: 130 cv a 3.600 rp,
Torque: 320 Nm entre 1.800 e 2.500 rpm
Transmissão: ZF 6S 480 OD (ZF EL55) de 6 velocidades
Peso Bruto Total (PBT) Homologado: 3.500 kg

4. Iveco Daily 35-150

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Aqui vemos uma boa jogada da italiana Iveco. O VUC Daily 35.150 tem um Peso Bruto Total (PBT) técnico de 4.200 kg, porém o legal é 3.500 Kg que ainda cabe a motoristas com categoria B dirigir. Já o seu CMT (capacidade máxima de tração é de 6.500 Kg, enquanto o da City é de 5.500 Kg.

Ficha Técnica da Iveco Daily 35-150

Motor: FPT Industrial F1A WG
Potência: 146 cv a 3.500 RPM
Torque: 350 Nm entre 1.400 e 2.900 RPM
Transmissão: ZF 6S 480 OD (ZF EL55) de 6 velocidades
Peso Bruto Total (PBT) Homologado: 3.500 kg

5. Renault Master

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Talvez esquecida, mas ainda com boa participação de mercado, a Renault Master tem boa capacidade de carga e, tecnicamente falando, não fica atrás das demais concorrentes. Ainda conta com versão chassi-cabine e furgão.

Para o mercado europeu, a Renault Master ganhou uma nova geração, mas  não há sinais de ela vir para o Brasil.

Ficha Técnica da Renault Master

Motor: M9T
Potência: 130 cv a 3.500 rpm
Torque: 310 Nm a 1.500 rpm
Transmissão: PF6 de 6 velocidades.
Peso Bruto Total (PBT) Homologado: 3.500 kg

6. Foton Minitruck 3.5-14 ST

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A Foton, chinesa que atua no mercado brasileiro desde de 2010, tem no seu portfólio de produtos o caminhão VUC Minitruck 3.5-14 ST que usa chassi com a mesma arquitetura dos utilizados em caminhões pesados.

O modelo ainda oferece de série itens como ar-condicionado, vidros elétricos, trava elétrica das portas, rádio com MP3/USB além de defletor de teto, volante regulável, acelerador manual eletrônico e sensor sonoro de ré.

Ficha Técnica do Foton Minitruck 3.5-14 ST

Motor: Cummins ISF 2.8
Potência: 131 cv a 3.600 rpm
Torque: 275 Nm entre 1.400 rpm e 3.000 rpm
Transmissão: Manual de 5 velocidades
Peso Bruto Total (PBT) Homologado: 3.500 kg

7. Kia Bongo K 2500

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O único modelo comercial da Kia no Brasil, o Bongo K 2500 recebeu algumas novidades para a sua linha 2021, como o ar-condicionado de fábrica e a incorporação do cinto de 3 pontas e encosto de cabeça para os três ocupantes.

Ficha Técnica do Kia Bongo K 2500

Motor: D4CB 2.5 L Turbodiesel Intercooler
Potência: 130 cv a 3.800 rpm
Torque: 255 Nm entre 1.500 rpm e 3.500 rpm
Transmissão: manual de 6 velocidades
Peso Bruto Total (PBT) Homologado: 3.392 kg

8. Fiat Ducato

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O Fiat Ducato era feito na fábrica da Iveco em Sete Lagoas na geração passado em um acordo entre Fiat e CNH Industrial. Desde que ganhou uma nova geração, passou a ser importado diretamente do México Com a alta do dólar, pode não ser a melhor opção de compra atualmente entre os VUC. Mas quem vem da geração anterior, pode ser um bom upgrade.

Ficha Técnica Fiat Ducato Chassi-cabine

Motor: FPT Industrial F1A diesel Turbo 2.3
Potência: 130 cv a 3.600 rpm
Torque:  320 Nm a 1.800 rpm
Transmissão: manual de 6 velocidades
Peso Bruto Total (PBT) Homologado: 3.500 kg

9. JAC V260

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Desta lista, chegamos ao caminhão VUC menos potente, com apenas 103 cavalos e também com PTB de 3.200 Kg o modelo é destinado a cargas mais leves, já que a sua capacidade de carga e em torno de 1.500 kg dependendo claro do tipo de implemento que você coloque nele (baú, tanque, carroceria aberta).

Ficha Técnica JAC V260

Motor: 2.0 diesel
Potência: 103 cv a 3.600 rpm
Torque:  260 Nm entre 1.800 e 2.400 rpm
Transmissão: manual de 6 velocidades
Peso Bruto Total (PBT) Homologado: 3.200 kg

10. Sprinter Street 314 CDI

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Por fim, chegamos a Sprinter, uma das vans comerciais de maior sucesso do Brasil. Ela conta com versões que vão de chassi-cabine até passageiro, porém como o foco é a carteira B: a Sprinter oferece a versão Street 314 CDI tanto na versão chassi-cabine como furgão.

O modelo ainda é ofertado com dois pacotes, sendo o Comfort e Hi-tech porém de série ela já oferece entrada Rádio AM/FM, bluetooth, sistema de partida sem chave, airbag duplo, volante com ajuste de altura e profundidade, vidros dianteiros elétricos, espelhos retrovisores elétricos com aquecimento, alarme, fechamento central das portas via controle remoto, faróis de neblina, direção elétrica e ar condicionado frontal, luzes de circulação diurna, (piso naval com ancoragem, estribo traseiro e abertura total da porta traseira, estes na versão furgão).

Ficha Técnica da Mercedes-Benz Sprinter 314 CDI

Motor: OM 651 CDI Bi-turbo Diesel 2.2 Litros
Potência: 143 cv a 3.800 rpm
Torque: 330 Nm entre 1.200 e 2.400 rpm
Transmissão: ZF - 6S 480 de 6 velocidades
Peso Bruto Total (PBT) Homologado: 3.500 kg

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