Notícias

Sorocaba pode ganhar trem para São Paulo

Postada em 01/06/2020 às 14:29:59
Sorocaba pode ganhar trem para São Paulo
Trem regional até Sorocaba pode fazer parte da concessão das linhas 8 e 9 da CPTM

A informação foi passada por Alexandre Baldy, secretário dos Transportes Metropolitanos, em resposta a uma pergunta nas redes sociais: "Temos estudos sendo feitos com previsão de levar o trem de passageiros da linha 8 até Sorocaba na concessão que será colocada aos investidores privados".

Trem Sorocaba Reuniao Renata Matos Corretora 2020 Linha Ferrea

Em outra postagem em suas redes sociais, Alexandre Baldy reforçou q ideia sobre os trens intercidades:

Ações para viabilizar o TrembIntercidades foi o assunto tratado em reunião com integrantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A prioridade será executar os trechos entre São Paulo a Campinas e de Campinas a Americana, além de retomar os estudos relativos aos projetos das regiões de São José Dos Campos, Sorocaba e Santos. Desejamos traçar um cronograma de ações até 10 de fevereiro, junto com o Governo Federal, para que consigamos publicar o edital de licitação ainda neste ano.

Trem regional até Sorocaba pode fazer parte da concessão das linhas 8 e 9 da CPTM
Afirmação foi feita pelo secretário dos Transportes Metropolitanos Alexandre Baldy em rede social

Trem Photogrid Renata Matos Corretora Trem Sorocaba 2020

O trem regional que o governo do estado estuda levar até Sorocaba poderá fazer parte da concessão das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da CPTM. A afirmação partiu do secretário dos Transportes Metropolitanos em resposta a um usuário nas redes sociais. Alexandre Baldy admitiu a possibilidade ao dizer que "temos estudos sendo feitos, com previsão de levar o trem de passageiros da Linha 8 até Sorocaba na Concessão que será colocada aos investidos privados".Embora pouco clara, a hipótese parece fazer sentido. Boa parte do trajeto entre São Paulo e Sorocaba compreende justamente os trilhos usados hoje pela Linha 8-Diamante e incluir o serviço regional no pacote pode tornar o projeto mais atraente para a iniciativa privada além de evitar possíveis disputas entre duas concessionárias que operariam no trecho.

É uma modelagem semelhante ao que se prepara para a licitação do primeiro serviço do Trem Intercidades, como é chamado o projeto pelo governo, e que vai ligar a capital paulista à Campinas numa primeira fase. A gestão Doria deverá oferecer um pacote que incluir o trem expresso, um serviço parador e a Linha 7-Rubi da CPTM.

Estudada Photogrid Renata Matos Corretora Trem Sorocaba 2020Ao incluir o trem regional até Sorocaba, o governo abre enormes possibilidades para os operadores privados. Como será responsável também pela Linha 9-Esmeralda, a futura concessionária poderia em tese oferecer um serviço terminasse, por exemplo, na estação Pinheiros caso fosse tecnicamente viável. Com isso atrairia um público corporativo que hoje se desloca do interior até a Zona Sul de São Paulo e que poderia abandonar o automóvel em favor do trem.

Outra possibilidade seria levar o trem regional até a estação Júlio Prestes em vez de apenas Palmeiras-Barra Funda, como se prevê no projeto do TIC de Campinas. Na clássica estação há plataformas disponíveis e uma ligação subterrânea com a estação da Luz também faria o serviço regional ser acessível para passageiros oriundos de outras regiões da Grande São Paulo.

 

>> Guia da cidade: Saiba tudo sobre a cidade de Sorocaba - SP

Conheça 15 cidades a 1 hora de São Paulo com ótimos loteamentos para se morar bem >>

 

Fonte: CPTM | Adaptação Sorocabanices

Compartilhar:

Outras notícias

Newsletter

» Cadastre seu e-mail e receba novidades exclusivas.

WhatsApp On Line