Notícias

Saiba como fazer a terraplanagem de terreno para construção da sua casa de campo ou moradia

Postada em 20/08/2019 às 15:20:03
Saiba como fazer a terraplanagem de terreno para construção da sua casa de campo ou moradia
terraplanagem

A terraplanagem é um dos assuntos que mais amedrontam os compradores de terrenos no Brasil. E esse medo vem de causas infundadas, como a crença de que o lote irregular vai custar muito mais para ser preparado para a casa ideal.
E é em meio a tantos receios que muita gente deixa de comprar o lote com melhor localização, melhor vista ou melhor custo-benefício, simplesmente porque acreditou em algum momento que ele se tornaria um problema apenas por não ser plano.
Para desmistificar essa ideia, no texto de hoje vamos falar da temida terraplanagem e como ela pode ser bem mais simples do que muita gente imagina. Confira abaixo as informações que separamos sobre o assunto!

O que é a Terraplanagem?

Terraplanagem Antes E Depois Renata Matos Corretora

A terraplanagem ou terraplenagem é, de forma simples de explicar, uma maneira de igualar o terreno, deixando-o plano ou com platôs planos em determinados espaços. É basicamente retirar terra de um local e levar para outro com esse objetivo de otimizar a construção e deixá-la mais regular.
Embora pareça um bicho de sete cabeças, existem terraplanagens bem simples e que não exigem muito investimento. Porém, é importante que o processo seja feito por um especialista que entenda muito bem do assunto, pois a terraplanagem mal executada pode sim trazer problemas, como erosão, por exemplo.
No e-book que vamos sugerir ao fim do artigo, temos a explicação completa de como funciona a terraplanagem, mas por aqui queremos trazer de forma resumida o máximo de informações que você precisa ter sobre o assunto, tudo bem?
Então, basicamente, fazer terraplanagem é deixar o terreno mais plano ou plano em alguns pontos específicos!

Preciso ter medo da terraplanagem?

Não, você não precisa ter medo de comprar um terreno que não seja plano. Na realidade, praticamente todo lote precisa de algum tipo de terraplanagem para que haja a certeza de que ele está totalmente plano, mesmo aqueles que não estão em encostas, por exemplo.
Então, não tenha medo de comprar um terreno com desníveis e nem deixe de ficar com o que você achou ideal apenas por causa desse detalhe. Inclusive, muitas casas incríveis ficam em terrenos não-planos, justamente porque eles oferecem a recompensa dos platôs e dos visuais incríveis.

Escolhendo quem irá fazer sua terraplanagem

Se você já encontrou um terreno perfeito, mas que precisa de terraplanagem, será preciso apenas ter alguns cuidados para que o trabalho seja bem feito e para que ele seja bem aproveitado. Separamos algumas dicas:

1- Conheça o profissional ou a empresa

Se você for fazer a terraplanagem no seu terreno, é importante conhecer bem o profissional que irá realizar esse trabalho. Ele deve ter reconhecimento no mercado e é válido que você visite terrenos que já foram feitos por ele.
Procure indicações de amigos, pesquise na internet e não se apegue apenas ao preço. Se a empresa cobrar muito abaixo do mercado, desconfie. Prefira um trabalho bem feito do que um trabalho muito barato.

2- Faça a terraplanagem em um tempo certo

Se você não vai construir agora, não faça a terraplanagem, pois isso será um desperdício de tempo, de dinheiro e ainda pode trazer problemas para o terreno, como deslizamentos e erosões.
Deixe para se preocupar com a terraplanagem quando for, de fato, começar a construção - pois, é logo após ela que o terreno fica pronto para receber a sua casa.

3- Cuidado com áreas protegidas

Evite Embargos De Terraplanagem No Seu Terreno Screenshot 1

Se você comprar um terreno para fazer uma casa de campo, é sempre importante procurar a prefeitura para saber se é possível mexer em áreas com árvores, rios e que tenham alguma consequência ao meio ambiente.
Evite dores de cabeça e procure sempre fazer os procedimentos como manda a lei. Antes de contratar a terraplanagem, veja o que pode ou não ser feito naquele local conforme o que a prefeitura diz.

Escolhendo o melhor tipo de contratação

Contrato

Depois de tudo acertado para a terraplanagem, é preciso definir o melhor tipo de contratação para o seu terreno. Quem compra lotes em ambientes mais distantes da cidade, precisa pensar que existem alguns tipos de serviços, como:

  • Empreita: Quando a empresa de terraplanagem cobra pela execução total do serviço.
  • Locação: Quando a empresa cobra por hora ou mesmo dia ou por semana.
  • Volume: Quando a empresa cobra por metro cúbico movimentado, removido, importado ou compactado.

E como escolher a melhor contratação? Nesse caso, não há segredo: peça orçamento e uma previsão de quanto tempo vai demorar para a terraplanagem acabar. Faça a comparação e escolha o menor custo, sempre.
Mas considere também outros fatores, como a distância do seu terreno para a cidade. Quanto mais longe, mais as máquinas terão que andar para chegar até ele - e isso aumenta o custo.
De qualquer forma, cote com pelo menos duas empresas, compare e, claro, veja o histórico delas na cidade e se fazem um bom trabalho de maneira geral.

O contrato - Item importante para não ter dor de cabeça

Como qualquer outra parte da sua obra, a terraplanagem deve ter um contrato para que nada saia do planejado. Peça os seguintes documentos antes de começar o serviço:

  • Orçamento por escrito para que todos os preços fiquem muito bem especificados. Ele deve ser entregue em papel timbrado, pois assim tem uma validação legal diferente de um orçamento comum.
  • Peça assinatura do técnico nesse orçamento, para que a empresa não possa acrescentar nenhum valor a mais que já tenha sido pensado por ele.
  • Se puder, peça para que eles façam um contrato ou você mesmo pode apresentar um modelo simples para que a empresa assine. O contrato é importante para evitar problemas, embora a terraplanagem seja bem simples e costume ser um processo rápido e sem grandes surpresas.

  • Preços médios de terraplanagem em SP e muitos outros detalhes confira no ebook abaixo, tenho um capítulo interio dedicado a terraplanagem no ebook!

Se você ainda ficou com alguma dúvida sobre a terraplanagem, como o tipo de máquinas que são utilizadas no processo ou outros detalhes mais técnicos.

Acesse clicando aqui

Capa 3d Livro A Casa De Campo Ebook E Book

 

Compartilhar:

Outras notícias

Newsletter

» Cadastre seu e-mail e receba novidades exclusivas.

WhatsApp On Line