Notícias

O que considerar ao contratar um consórcio de imóveis?

Postada em 03/04/2022 às 19:59:49
O que considerar ao contratar um consórcio de imóveis?
Veja o que você deve considerar em um consórcio de imóvel.

Quais os cuidados ao escolher a administradora?

Depois de ter se decidido em relação ao consórcio de imóveis, é indispensável tomar certos cuidados antes de fazer a escolha da administradora.

O cuidado mais importante é se certificar de que a empresa está registrada no Banco Central do Brasil, pois como você já sabe, é ele quem fiscaliza todas as atividades das instituições registradas, evitando que você participe de um consórcio fraudulento ou inexistente.

Além disso, o Banco Central oferece ao consumidor um ranking das empresas de consórcio, de acordo com perguntas frequentes respondidas e com o número de reclamações solucionadas.

Diante dessa fiscalização, o integrante que se sentir prejudicado ou constatar alguma irregularidade nas atividades da empresa pode tirar dúvidas e registrar reclamações por meio do telefone ou do site do Banco Central.

Por fim, faz-se necessário também verificar a quantidade ou a existência de reclamações em relação à empresa no site do Procon, ou em outros sites que são especializados nesse tipo de serviço.

Cuidados ao contratar um consórcio

Após verificar a situação da empresa e tomar a decisão de contratá-la, é preciso se atentar para alguns cuidados na hora de contratar o consórcio. Confira os principais deles:

Contrato de adesão

Um cuidado muito importante é ler atentamente o contrato de adesão, já que nele constam todas as regras que vão reger a relação entre o integrante e a administradora.

Esse documento inclui todos os deveres e todos os direitos que as partes terão que cumprir durante o prazo do consórcio, bem como as correções e os juros que vão incidir sobre as parcelas.

Prazo de duração

É imprescindível que se verifique o prazo de duração do consórcio. Ele varia de acordo com o bem que será adquirido. O prazo, para a aquisição de imóveis, geralmente é de até 240 meses.

Direitos e deveres

É muito indicado que se conheça as regras gerais para todos os consórcios, as quais estão presentes na Lei 11.795/2008, que regulamenta esse sistema no Brasil.

Golpes e fraudes

É preciso ter consciência de que existem golpes que envolvem todos os tipos de negócios, inclusive o de consórcio.

Por isso, esteja sempre atento para ofertas muito abaixo do normal e desconfie de vendedores que oferecem contemplação em um prazo curto. Contate sempre a administradora e tenha certeza dessas informações.

Patrimônio de afetação

É fundamental certificar-se de que o patrimônio da empresa está separado do patrimônio formado por meio do consórcio, o que evita prejuízos em caso de recuperação judicial ou falência da administradora.

Cuidados durante o consórcio

A atenção deve ser maior depois de firmada a relação jurídica. Confira alguns pontos que devem ser verificados:

Dados cadastrais

Manter todos os dados atualizados junto à empresa, como e-mail, endereço e telefones para contato.

Assembleias gerais

Participar das assembleias e acompanhar as contemplações e movimentação do grupo do consórcio.

Cuidados ao comprar uma carta de crédito contemplada

Uma alternativa para aqueles que desejam adquirir um imóvel por meio de consórcio é a compra de uma carta de crédito contemplada. Para tanto, é necessário também tomar alguns cuidados. Confira alguns:

Anúncios

Desconfie sempre de anúncios que são publicados na internet ou em jornais. Eles são muito comuns e oferecem "facilidades" e valores muito baixos para atrair os clientes.

Procuração pública

É muito indicado outorgar uma procuração para a venda da carta, caso o titular não possa ir até a sede da empresa.

Ainda que não seja necessário o documento público, a escritura de procuração vai evitar que você sofra possíveis golpes.

Dados da carta de crédito

Por fim, é importante conferir todas as informações da carta de crédito que se deseja comprar, desde a administradora até as regras do consórcio.

Lembrando que, para confirmar todos os dados sobre a carta, basta consultar a empresa responsável.

Cabe ressaltar, ainda, que aqui valem também todos os cuidados ao ler o contrato de adesão, conhecer os direitos e deveres e, sobretudo, ao escolher a administradora.

Fazer um consórcio de imóveis é assumir um grande compromisso de poupar, para que você possa adquirir a sua tão sonhada casa própria, sendo uma excelente solução para quem não consegue ter disciplina na hora de economizar e, sem dúvidas, uma ferramenta para fomentar o hábito de investir.

Lembrando que, como a carta de crédito se equipara ao pagamento à vista, o consorciado tem maior poder de negociação, que pode render ótimos descontos.

É uma modalidade de compra extremamente benéfica para as pessoas que têm a possibilidade de se organizar financeiramente e se planejar.

 

Compartilhar:

Outras notícias

Newsletter

» Cadastre seu e-mail e receba novidades exclusivas.

WhatsApp On Line