Notícias

11 erros ao contratar um consórcio imobiliário: veja como evitá-los!

Postada em 03/04/2022 às 20:03:28
11 erros ao contratar um consórcio imobiliário: veja como evitá-los!
Evite estes erros ao contratar um consórcio imobiliário!

Quais são os principais erros na contratação de um consórcio?

1. Não pesquisar sobre a administradora do consórcio

Muitas pessoas são atraídas por propostas fáceis e contratam um consórcio imobiliário sem fazer uma pesquisa prévia sobre o histórico da empresa. No entanto, antes de realizar qualquer investimento, é fundamental verificar se a administradora tem autorização para operar no mercado.

Faça uma investigação na Internet e converse com pessoas mais experientes no assunto. Uma boa prática para evitar erros ao contratar um consórcio imobiliário é acessar o ranking de reclamações de todas as administradoras, presente no site do Banco Central, instituição que regula o sistema de consórcio.

2. Contar somente com promessas

Aquele que se baseia somente em promessas corre o risco de acreditar em hipóteses improváveis e acaba não analisando o contrato de forma cuidadosa. Administradoras de má reputação no mercado podem tentar conduzi-lo por esse caminho, então é importante se resguardar.

Comece a desconfiar se as promessas parecem irrealistas demais. Antes de concordar com o contrato oferecido, avalie todas as suas cláusulas para entender como cada etapa funcionará. Desse modo, você evita ser ludibriado ao confiar plenamente na administradora.

Desconfie, especialmente, de vendedores que garantem a contemplação em uma determinada data. Todos os consorciados concorrem em igualdade de condições. Assim, é impossível prever uma data fixa na qual cada pessoal receberá a sua carta de crédito.

3. Contratar um consórcio sem planejamento

Uma boa prática para garantir uma negociação segura é fazer um planejamento financeiro antes de entrar no grupo, levando em consideração quais serão os seus gastos durante o prazo do consórcio. Essa prática é importante porque evita que você seja surpreendido com despesas extras e não tenha uma reserva financeira para pagá-las.

Nesse sentido, o ideal é escolher o crédito e as parcelas de acordo com a sua renda. Com o planejamento financeiro adequado ao seu orçamento, as chances de conquistar os seus objetivos e chegar ao final do consórcio sem contratempos são maiores.

4. Atrasar o pagamento das parcelas

Quando as parcelas de algum consorciado ficam atrasadas, a administradora pode recorrer às ações previstas em contrato para resguardar o poder de compra do grupo.

Entre as práticas de mercado, o consorciado não contemplado com parcelas atrasadas não concorrerá na assembleia, além de estar sujeito ao pagamento de multas e juros. A inadimplência, em alguns casos, também poderá levar ao cancelamento da cota.

Ao ter a cota cancelada, na legislação vigente, o consorciado deverá aguardar a contemplação para reaver o dinheiro investido. É importante frisar que será cobrada uma multa pelo cancelamento que, geralmente, gira em torno de 10% sobre o fundo comum pago.

Se o consorciado contemplado ainda não adquiriu o bem, a inadimplência poderá causar o cancelamento da contemplação e até mesmo da cota, além de ser um fato que impede a liberação do crédito para a aquisição do bem.

Já em relação ao consorciado devidamente contemplado, que tenha adquirido o imóvel, também é imprescindível estar em dia com as parcelas. Isso evita o pagamento de encargos de mora e eventuais despesas referente à cobrança dos valores em atraso, assim como a retomada do bem ofertado como garantia.

5. Não observar as taxas do investimento

A contração do consórcio envolve alguns custos adicionais que devem ser levados em consideração. Como mencionado, é necessário efetuar o pagamento de uma taxa à empresa administradora do consórcio.

Outro fator que também deve ser levado em conta é o valor para assegurar o chamado fundo de reserva, que tem por objetivo garantir o funcionamento do grupo, cobrindo despesas e eventuais inadimplências por parte dos investidores.

Algumas administradoras também oferecem o seguro que, quando contratado, é um benefício para o consorciado ou herdeiro em caso de sinistro.

Para se manter em dia com o consórcio, é importante conhecer cada valor que será cobrado, pois somente assim você poderá custear o investimento sem ter complicações futuras. Por isso, para evitar imprevistos, informe-se sobre as taxas que compõem a parcela e inclua todas elas no seu planejamento financeiro.

6. Confundir quitação com contemplação

De forma equivocada, muitos consorciados acabam julgando que a quitação integral das parcelas em aberto garante a contemplação. Esse erro é comum em negócios do tipo, mas é bastante grave. Ainda que já tenha cumprido com todas as suas obrigações financeiras perante seu grupo, não significa que você terá acesso imediato ao crédito.

Para ter acesso ao valor da sua carta de crédito é necessário passar pelo processo de contemplação, que ocorre por meio de sorteio ou lance.

7. Não acompanhar as assembleias do grupo

As assembleias são reuniões mensais, presenciais ou online, que ocorrem entre os consorciados de um grupo e a respectiva administradora do consórcio. Como está registrado na legislação, mais precisamente na Lei 11.795/2008, os grupos de consórcio só são devidamente constituídos após a primeira assembleia.

O objetivo principal da assembleia é a contemplação dos consorciados. Assim, verifique no contrato de adesão do plano o calendário e acompanhe sempre que possível. Algumas administradoras deixam disponíveis aos consorciados a gravação das assembleias, uma facilidade a mais aos clientes que não têm condições de acompanhar ao vivo.

8. Desconsiderar os reajustes

O valor das cotas não é eternamente fixo, pois, conforme o bem ou serviço escolhido, ele poderá sofrer a influência de determinados índices legais. Na verdade, esse reajuste é necessário para que a carta de crédito escolhida não perca o seu poder de compra no mercado.

Por exemplo: é possível que um consórcio para a compra de um imóvel tenha as suas parcelas atualizadas pelo Índice Nacional de Custo da Construção (INCC). Nesse sentido, a administradora pode atualizar o valor do crédito e, consequentemente, das parcelas.

A grande vantagem é que, analisando todos esses pontos previamente, você fica preparado para efetuar o pagamento dentro do vencimento, sem que isso comprometa a sua renda mensal, e garante o seu poder de compra ao longo do plano de consórcio.

9. Ter pressa na contemplação do consórcio imobiliário

Quem busca a opção do consórcio deve ser paciente. Isso porque trata-se de um investimento com resultados em longo prazo, mais indicado para pessoas que não estão precisando imediatamente do bem ou serviço.

Os participantes que utilizam os lances para tentar obter o bem de forma antecipada e garantir logo a sua carta de crédito têm que considerar a possibilidade de que outros integrantes do consórcio podem acabar oferecendo um valor maior.

Portanto, apesar de a contemplação ser garantida, não há um prazo certo para que isso ocorra. Por isso, é fundamental ter paciência durante o prazo do investimento para evitar aborrecimentos desnecessários.

10. Não escolher a carta de crédito adequada

Quando você passa a integrar um consórcio, é necessário escolher o valor da carta de crédito que será resgatada no momento da contemplação. Com base nisso, será possível definir o valor a ser pago nas parcelas mensais.

Entre o momento no qual você entra em um consórcio até a contemplação, os preços praticados tendem a mudar. Por isso, para garantir seu poder de compra, o valor da sua carta de crédito é reajustada periodicamente, conforme estipulado em contrato.

Por se tratar de uma aquisição de longo prazo, pode ser que no decorrer do plano suas necessidades mudem. Assim, o valor que você considerou suficiente para sua aquisição no início do plano, talvez não seja o mais adequado para atender às suas novas preferências.

Desse modo, uma opção interessante é definir sua carta de crédito com um valor um pouco maior do que o necessário para conquistar seu imóvel dos sonhos. Assim você tem mais flexibilidade no momento da aquisição. Também existe a possibilidade de usar o valor excedente para realizar outras ações, como o pagamento das documentações, por exemplo. Outra alternativa é avaliar a possibilidade de trocar a faixa de crédito no decorrer do seu plano.

11. Não estar no momento certo para assumir esse tipo de compromisso

Se a sua vida financeira está bem organizada e você deseja realizar o sonho de conseguir um imóvel próprio de forma planejada, não hesite em buscar um consórcio. É necessário, portanto, reconhecer o momento certo para cumprir metas pessoais.

Para conseguir isso, é imprescindível buscar uma empresa com boa reputação no mercado. Assim, priorize aquelas que focam no relacionamento próximo com os clientes e tenham credibilidade com os consumidores já fidelizados.

 

Compartilhar:

Outras notícias

Newsletter

» Cadastre seu e-mail e receba novidades exclusivas.

WhatsApp On Line