Notícias

11 motivos pelos quais você deve investir em consórcio imobiliário

Postada em 03/04/2022 às 20:14:00
11 motivos pelos quais você deve investir em consórcio imobiliário
Principais motivos para se investir em consórcio imobiliário.

Muita gente sonha em ter a casa própria e não morar mais de aluguel. Porém, nem todo mundo tem a disciplina de guardar uma quantia fixa por mês para alcançar os objetivos. Uma boa solução, nesse caso, é investir em um consórcio imobiliário que permite adquirir o imóvel com um planejamento seguro e eficiente.

Contudo, saiba que tomar boas decisões financeiras exige conhecimento sobre o assunto. Só assim fica mais fácil identificar quais são as suas possibilidades com foco em manter a saúde financeira.

1. Não há valor de entrada

O valor da entrada é certamente um dos pontos que mais dificulta o acesso das pessoas a seu imóvel próprio. Muitas vezes, é bastante difícil juntar uma quantia suficiente para esse fim, o que inviabiliza a compra.

Assim, diferentemente dos valores de entrada que são solicitados em outras modalidades de aquisição, o consórcio não exige tal investimento.

2. Valores de taxas mais acessíveis

O valor da taxa de administração cobrada pelas administradoras costuma ser bem mais acessível se comparada com outras formas de aquisição parcelada.

A grande diferença do consórcio imobiliário é que as contemplações são viabilizadas com o dinheiro do próprio grupo. Por isso, não há cobrança de juros, e sim dessa taxa de administração, que é um percentual da carta de crédito diluída ao longo de todo o prazo de pagamento.

3. Trabalha a educação financeira

Sabemos como é difícil guardar uma quantia todos os meses por um longo período. Grande parte das pessoas não têm essa disciplina e acabam desistindo do sonho do imóvel próprio ou optando por modelos de aquisição mais onerosos.

No entanto, com o consórcio, você se compromete com o seu objetivo, e como não tem acesso ao valor a qualquer momento, não corre o risco de utilizar os recursos em outra compra ou gastá-los por impulso. Nada melhor para educar a saúde e disciplina financeira do que se acostumar a investir o seu dinheiro, não é mesmo?

Ou seja, ao aderir a um plano de consórcio você não apenas poupa uma parte dos seus rendimentos mensais, mas realiza um verdadeiro investimento. Isso porque, mensalmente, colocará um valor fixo na concretização de um sonho.

4. Garante o seu poder de compra

O seu poder de compra é mantido quando você adquire um consórcio, pois o valor da carta de crédito é reajustado periodicamente. O índice de reajuste é acordado no contrato e serve de base para as atualizações.

Isso significa que você pode ficar tranquilo ao saber que o valor pago mensalmente manterá o poder de compra ao longo de todo o período de vigência do contrato, já que o seu dinheiro está protegido da inflação e outros indicadores econômicos e você receberá o crédito atualizado no momento da sua contemplação.

5. Você pode dar lances

Outro diferencial interessante do consórcio é a possibilidade de antecipar a contemplação a partir da oferta de lances. Se você tem um dinheirinho guardado, pode dar lances, se o seu for o vencedor, você adquire o seu imóvel antes do tempo previsto. Caso não seja, você não precisa pagar pelo lance oferecido e pode tentar na próxima assembleia.

Para ofertar um lance é preciso, antes de tudo, estar com as parcelas em dia. Os valores variam conforme as regras do contrato e as ofertas dos demais consorciados. Uma boa dica envolve consultar as estatísticas de lances ofertados em assembleias anteriores para analisar as suas chances.

6. Oferece vantagens de uma compra à vista

Quando você é contemplado e tem acesso à carta de crédito, a compra do imóvel acontece como se fosse à vista. Essa facilidade, garante ao consorciado um maior poder de barganha na hora de fechar a compra.

Com a carta em mãos, o valor é transferido ao vendedor, de acordo com o processo de liberação de crédito previsto em contrato - o que gera vantagens para ambas as partes envolvidas na negociação.

7. Maior flexibilidade na escolha do plano

Cada administradora de consórcio trabalha com o seu portfólio de produtos. Assim, quem vai em busca dessa modalidade para a aquisição de um imóvel certamente encontrará mais facilidade e flexibilidade para definir a proposta que melhor se encaixa nas suas necessidades e em seu orçamento.

Nesse sentido, o cliente pode escolher entre diferentes valores de crédito, parcelas e prazos de pagamento. Essa liberdade de escolha oferece a você o poder de definir quanto está disposto a investir mensalmente sem prejudicar suas finanças.

8. Possibilidade de utilização do FGTS

No consórcio imobiliário é possível utilizar o FGTS para liquidação ou amortização do saldo devedor, oferta de lances ou até complementação da carta de crédito - quando o imóvel que desejar for mais caro do que o valor da carta.

É importante estar sempre atento aos pré-requisitos, acompanhar as informações fornecidas pela Caixa e tirar dúvidas diretamente com a sua administradora.

9. Antecipação

Muitas pessoas têm dúvidas sobre a possibilidade de antecipar as parcelas do consórcio. No entanto, antes de mais nada, se torna necessário avaliar cuidadosamente o contrato de adesão para garantir que esse tipo de opção seja aceita dentro das cláusulas de direitos e deveres.

A prática, em uma situação como essa, é que a maioria das administradoras costumam disponibilizar a aceleração e enxergam de modo bem-vindo. Cada tipo de acordo estipula diferentes critérios para a antecipação das parcelas. Como resultado, se torna possível fazer a amortização parcial ou completa em diferentes formatos, Veja, a seguir, quais são:

  1. direta: as parcelas que estão prestes a vencer são quitadas conforme o valor oferecido antecipadamente;
  2. inversa: o pagamento é adiantado a partir da última parcela. Assim, é possível pagar a parcela do mês vigente e também a do pagamento final;
  3. diluída: a forma diluída só é permitida quando o responsável pela contratação do consórcio faz o lance vencedor na assembleia mensal. Dessa forma, é oferecido um determinado valor como antecipação que é diluído e reduz as parcelas mensais em ordem direta até o final do pagamento.

A quitação total das parcelas também é uma possibilidade muito procurada quando se trata de antecipação. Como o próprio nome já diz, aqui, a quantia das parcelas é paga de uma única vez. Entretanto, só faz sentido se a pessoa receber o valor de maneira inesperada para não faltar em outras áreas do orçamento.

10. Variedade de planos e prazos

O consórcio imobiliário costuma ser muito democrático pela grande variedade de planos e prazos disponíveis no mercado. Um dos principais diferenciais, por exemplo, é que você consegue decidir o valor do imóvel desejado, valor da parcela e o prazo de pagamento.

Dessa forma, quem opta pelo consórcio ganha a oportunidade de se programar com mais facilidade em busca do imóvel dos sonhos.

11. Sorteios periódicos

Todos que estiverem em dia com as parcelas do consórcio imobiliário podem participar dos sorteios periódicos. A principal vantagem, aqui, é que os participantes dos sorteios periódicos estão em completa igualdade no momento de concorrer.

Cada dinâmica acontece conforme as regras estipuladas pelas administradoras e precisa estar devidamente descrita em contrato. Entre as principais estão o uso do globo giratório e os resultados da extração da loteria federal.

Compartilhar:

Outras notícias

Newsletter

» Cadastre seu e-mail e receba novidades exclusivas.

WhatsApp On Line