Notícias

3 cuidados que o consumidor deve ter com consórcios de veículos

Postada em 11/04/2022 às 01:17:24
3 cuidados que o consumidor deve ter com consórcios de veículos

Comprar um carro costuma ser um dos principais sonhos de muita gente. O modo de pagamento, é claro, figura como um item importante na avaliação de determinado negócio. Por esse e outros motivos, o consórcio de veículos se destaca e chama a atenção de interessados em adquirir um automóvel.

Um consórcio de carros é formado por um grupo de pessoas que deseja comprar um novo meio de transporte. Não existe taxa de entrada e os parcelamentos mensais são, geralmente, mais flexíveis do que financiamentos comuns, por exemplo. Quase sempre fixos, esses valores, por vezes, não levam juros.

Está curioso para saber mais sobre consórcio de veículos? Então você acessou o post certo: hoje, listamos os principais cuidados que precisam ser levados em consideração na hora de ingressar nesse investimento. Boa leitura!

1. Verificar a idoneidade da administradora

Conhecer a empresa que administra o consórcio é um passo fundamental. O principal ponto a respeito desse assunto consiste em confirmar que a instituição está registrada no sistema do Banco Central do Brasil. Isso garante que o investimento realmente existe e não se trata de uma fraude.

O Banco Central disponibiliza uma classificação das administradoras de consórcios. Esse ranking leva em consideração a quantidade de reclamações solucionadas e as perguntas frequentes respondidas. No caso de qualquer possibilidade de se sentir lesado, o investidor pode entrar em contato com o Banco.

Não esqueça também de conferir a existência ou não de reclamações da empresa no site do Procon ou em qualquer outro meio que faça esse serviço. Assim, você é capaz de juntar mais elementos para definir a administradora do consórcio para comprar seu carro de forma segura.

2. Assegurar a clareza dos contratos

Como não poderia deixar de ser, o contrato é o documento que certifica todas as diretrizes do consórcio. Apesar de costumarem ser semelhantes, eles têm particularidades que, obviamente, variam de companhia para companhia.

Portanto, a dica é prestar atenção nos detalhes, lendo cláusulas, parágrafos e regras, sempre avaliando se são ideais para sua intenção. Juros e correções de parcelas, por exemplo, são itens que devem constar nos contratos.

Já o prazo de duração figura como outro ingrediente primordial, que, em um consórcio, não pode deixar de ser levado em consideração. Para automóveis, o tempo de vigência da relação entre investidor e administradora varia de 50 a 100 meses.

3. Conhecer o objetivo das assembleias

As administradoras de consórcios de veículos organizam assembleias constantemente. O principal objetivo desses eventos é simples: reunir os investidores, sempre com avisos prévios relacionados a data e local, para informar sobre movimentações financeiras envolvendo o grupo.

Quem é consumidor precisa estar atento a esses trâmites envolvendo o consórcio. Sendo assim, comparecer às assembleias é um hábito importante, capaz de oferecer maior suporte para dar um possível lance antes de ser contemplado via sorteio.

O risco de perdas cai consideravelmente ao estar por dentro dessas informações financeiras. Você sabe quem foi contemplado e verifica as comprovações, bem como, conforme mencionado, eleva a capacidade de concluir um investimento bem-sucedido.

Consórcios já possibilitaram que muitas pessoas comprassem os carros dos sonhos de modo seguro, sem correr nenhum tipo de risco. É claro: como em qualquer investimento, você precisa encontrar dados que garantam a idoneidade da administradora, buscar informações a respeito das taxas de administração e do contrato e tentar comparecer aos eventos.

Compartilhar:

Outras notícias

Newsletter

» Cadastre seu e-mail e receba novidades exclusivas.

WhatsApp On Line