Notícias

Dicas para manter o capital de giro saudável

Postada em 18/04/2022 às 00:04:08
Dicas para manter o capital de giro saudável

Agora que você já sabe um pouco  sobre o que é o capital de giro e a importância de sempre controlar esse indicador, seguem algumas dicas para garantir uma melhor análise e melhores resultados:

1. Planejamento é tudo

Sem dúvidas você já deve ter ouvido muito sobre a importância do planejamento para garantir o sucesso de uma empresa, mas na prática ainda é muito comum empresários começarem a abertura da empresa sem terem nenhuma idéia sobre custos, formação de preço, comercial, fluxo de operação, etc.

Sem conhecer o mínimo do segmento que se pretende atuar e não se atentando para estas questões de gestão da empresa, o caminho para o sucesso será provavelmente mais lento.

Então, é muito importante se planejar!

2. Tenha disciplina

Não vale realizar o planejamento ou ter o capital de giro calculado e perder o controle no meio do caminho, gastando a reserva para cobrir outras despesas.

Ter disciplina com o financeiro da empresa é o primeiro passo para garantir que você está preparado para qualquer imprevisto.

3. Saiba negociar

Entender o seu ciclo operacional e financeiro e conseguir negociar com seus fornecedores e clientes é muito importante para manter o capital de giro sempre saudável.

Caso seu capital de giro permita, prefira negociar descontos para pagamentos à vista com os fornecedores. Do contrário, busque estender as condições de pagamento, fazendo com que a empresa fique o menor tempo possível sendo financiada com o capital de giro.

Para os clientes, quanto mais rápido o recebimento ocorrer e com as menores taxas, melhor. Por isso, incentivar pagamentos à vista podem ser uma boa pedida.

4. Revisite seus custos

Regularmente, avalie sua estrutura de custos e identifique o que pode ser reduzido ou até mesmo cortado.

Uma tarefa muito importante que deve ser realizada para garantir seu fluxo de caixa é a conciliação dos recebimentos por cartão de crédito. Revisitar as taxas da administradora, conferir as operações mensalmente e negociar sempre vão trazer mais lucratividade ao seu negócio.

5. Analise capital de terceiros

Caso a empresa precise pagar dívidas que não podem ser negociadas, procurar instituições financeiras para conseguir capital, seja através de antecipação de recebíveis, empréstimos, linhas de crédito, pode ser uma alternativa.

É sempre importante tomar muito cuidado com as taxas de juros dessas operações, garantias futuras exigidas e se a empresa conseguirá arcar com esta nova obrigação.

6. Pesquise, planeje e negocie!

Administrar o capital de giro é uma atividade que exige atenção, disciplina e monitoramento constante pois irá refletir diretamente nas decisões da empresa quanto a compras, vendas e administração de recursos.

Acompanhe de perto seus indicadores financeiros e revisite suas análises sempre que necessário para garantir um capital de giro saudável para sua empresa!

Compartilhar:

Outras notícias

Newsletter

» Cadastre seu e-mail e receba novidades exclusivas.

WhatsApp On Line